Monday, March 19, 2007

Keyword: "Tagging"

Com o desenvolvimento da plataforma Web 2.0 surge o conceito de "Tagging", que se refere à possibilidade de os utilizadores criarem e terem acesso a uma distribuição classificada dos conteúdos na web.

Tags são, portanto, etiquetas que podem ser partilhadas por um grande conjunto de serviços e que relacionam todos os conteúdos através de palavras-chave. No Sapo tags e no del.icio.us, por exemplo, podemos organizar e guardar as nossas "listas de interesses" através deste sistema de etiquetagem; e também partilhá-las com os restantes utilizadores, descobrir novos sites e informações que vão de encontro ao que procuramos .

Este modelo de classificação caracteriza-se pela flexibilidade no acesso à informação, e pela possiblidade de cruzamento entre conteúdos distintos mas que se completam (textos, vídeos, fotografias,etc.), e que por isso podem estar associados à mesma tag.

Em cena: "Plataforma Web 2.0"

O conceito web 2.0 aplica-se a um conjunto de novas possibilidades que, hoje, a Internet nos oferece.

A Internet tem vindo a tornar-se um espaço de trocas que permite aos utilizadores não só recolher informação como também fornecê-la, numa espécie de "jogo interactivo" onde se dá e se recebe.

Web 2.0 é o termo usado para definir este novo conceito de Internet ou "Internet de 2ª geração" caracterizada pela liberdade de dar opinião e pela atribuição, a cada utilizador, de um lugar de destaque na construção deste espaço virtual, que é cada vez mais o "cenário da realidade".

Blogs, Youtube, Wikipédia são alguns dos exemplos da Web 2.0, onde cada um vive a ânsia da "oferta e procura" de informação num mundo frenético, voltado para a imediatez. Valoriza-se a crescente colaboração entre os utilizadores, o intercâmbio e partilha de conhecimento, com vista a um mundo on-line dinâmico e organizado por todos.

Ao serviço de todos e de cada um, a
Web 2.0 transporta-nos da plateia para o palco, apelando à nossa participação nesta plataforma de navegação interactiva.

Monday, March 12, 2007



"Para ser grande, sê inteiro: nada

Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive!"

Ricardo Reis