Monday, April 2, 2007

é tempo do "Digg"

Com a revolução da Internet nasce o Digg. Tal como o tagging, este é um dos conceitos que ajudam a definir a plataforma Web 2.0.

Digg é um “site” para onde os utilizadores enviam as notícias que consideram mais importantes, e onde estas podem ser avaliadas de acordo com os critérios de cada um. As notícias mais votadas alcançam um lugar de destaque, uma espécie de capa, num jornal on-line construído pelos “leitores”. A informação é organizada por categorias, e o conteúdo depende de interesses subjectivos, de votos ou, como os utilizadores tendem a dizer, “diggs”. Não estará em causa a objectividade do jornalismo? Não poderemos caír no sensacionalismo descontrolado?

Porque afinal, torna-se possível que um pequeno artigo, que pode não obedecer a nenhuma das normas jornalísticas, tenha uma projecção equivalente à publicação de um grande jornal, basta que esteja dentro dos padrões de interesses dos que votam.

O conceito de "facto jornalístico" é abalado. Discute-se a credibilidade destes jornais na Web, põe-se em causa a definição de jornalista. E agora? “Digga” lá você!

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